Curso Gratuito de Cuidador de idosos: aprenda como cuidar de idosos com muito zelo e amor. Acesse neste momento nosso artigo e se inscreva imediatamente e comece uma profissão nova. O que um cuidador de idosos faz?
O profissional cuidador de idosos é responsável por cuidar de uma pessoa idosa e geralmente trabalha para uma família que necessita de auxílio nos cuidados de um parente idoso, por não ter condições ou tempo para se dedicar.
Rotina esta que por vezes passa a noite trabalhando. As condições são acordadas previamente com a pessoa contratada.A função do cuidador geriátrico é suprir às necessidades básicas do idoso que está recebendo os cuidados, tais como alimentação, higiene, medicamentos e até mesmo social. Auxiliar nos banhos, troca de roupas e fraldas, ajudar nas refeições, medicações, fazer companhia, dentre outras coisas.
Como trabalha um cuidador de idosos?
Geralmente, a carga horária do cuidador de idosos costuma ser de 12 horas. Se o contratante tiver necessidade de cuidados por 24 horas (tempo integral) , ou em apenas em turnos específicos (dia ou noite), a melhor opção é escolher pela jornada de trabalho de 12 horas.
A rotina do cuidador de idosos é baseada em auxiliar o idoso em seu cotidiano, como banhos, refeições, administração de medicamentos, momentos de distração e lazer.
O profissional qualificado recebe em média um salário aproximado a R$ 1.000,00 para efetuar tais atividades, como também pode ser contratado por diária, por um valor em torno de R$60,00. Atualmente, este mercado de trabalho tem se expandido em medida que a população envelhece.
Qual local de atuação de um cuidador geriátrico?
Um cuidador de idosos geralmente é contratado por famílias que necessitam de um apoio profissional especializado em cuidados de uma pessoa idosa. Podendo também este profissional trabalhar em asilos e casas de idosos mantidos pelo Governo.
A pessoa que escolhe tal profissão pode também atuar na previdência social auxiliando idosos a enfrentar o preconceito e os desafios da velhice, assim como idosos que sofrem abusos e maus-tratos.
Qual o tempo de duração do curso de Cuidador de idosos?
Normalmente, cursos reconhecidos pelo MEC tem uma carga horária mínima de 160 horas e duração média de alguns meses, mas vai depender de cada instituição da qual realizará o treinamento.
É indispensável e importante se informar previamente se a escola emite o certificado reconhecido pelo MEC.
Curso gratuito de cuidador de idosos, onde fazer?
O curso de Cuidadores de Idosos na modalidade gratuita é uma parceria entre a Central Nacional Unimed (CNU) e a Faculdade Unimed. Seu objetivo é auxiliar você nos cuidados e a lidar com algum familiar ou ente querido que necessita de uma atenção especial.
Para realizar o curso não há necessidade de você ser especialista na área da saúde. A formação é destinada às pessoas que tenha mais de 18 anos, com ensino médio completo e interesse em se capacitar, qualquer pessoa que preencha esses requisitos pode participar do curso.
Como realizar a inscrição do curso gratuito de Cuidador de idosos?
As inscrições são realizadas através do site da Faculdade Unimed acesse aqui e saiba o passo a passo à disposição no início da página do curso.
O curso bem como as inscrições para realizá-lo são gratuitos. Lembrando que o certificado também é emitido gratuitamente.
O curso é inteiramente online e a distância, com aulas gravadas e uma avaliação ao final. Os materiais estarão disponibilizado na plataforma da Faculdade Unimed. Não haverá aulas presenciais ou ao vivo ou com professores.
Isto é, os alunos serão responsáveis por organizar todo material e estudar o conteúdo sozinhos, fazer a avaliação e solicitar a emissão do seu certificado no prazo de 120 dias corridos.
O curso tem uma duração de 81 horas de aulas. Depois de realizada a inscrição, o(a) aluno(a) terá um prazo de 120 dias corridos para acessar o conteúdo na plataforma da Faculdade Unimed, fazer a avaliação e emitir seu certificado de conclusão.
Por que fazer um curso de Cuidador de Idosos?
Além de ter a oportunidade de uma novo trabalho, você terá uma formação técnica, sendo esta, fundamental para ingressar na profissão de cuidador de idosos. Hoje, pessoas que anteriormente atuavam sem uma formação podem se especializar e cuidar dos idosos próximos ou até atuar profissionalmente.
Como e onde conseguir emprego como cuidador de idosos
O cuidador de idosos, geralmente, trabalha em casa particular ou casas de repouso. É necessário ir até pessoas que necessitam de tais cuidados.
Este contato pode ser feito mediante as redes sociais, através de anúncios informando sua especialidade e quais tipos de serviços presta.